Despertando para Atender ao Chamado de Deus

Deus quer nesse tempo trazer um avivamento no chamado ministerial do seu povo, algo que foi muito atacado nos últimos anos, pelo anticristo, trazendo frieza na alma, esfriamento. É chegado o tempo do despertar de um povo para atender ao chamado de Deus.

Muitos abandonaram o seu chamado, a sua missão aqui na terra. Ou abandonaram ou puseram condições diante de Deus para servi-lo, dizendo que se Deus fizer isso ou aquilo, aí sim O servirá. Ou até mesmo usaram desculpas, dizendo que estavam trabalhando ou estudando e não poderiam atender ao chamado de Deus, como se apenas desocupados pudessem trabalhar para Jesus e o seu reino.

Há 3 ações bem claras do que Deus quer realizar nesse tempo e que veremos neste artigo:

  1. Restaurar ministros, ministérios e Igrejas
  2. Levantar quem desperta par atender ao chamado como sucessor daquele que deixa a oportunidade passar
  3. Edificar a sua igreja, preparando-a para o tempo do fim

Despertando para Atender ao Chamado de Deus

Vamos antes ler Isaías 42:1-25?

Isaías 42
1 Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações.
2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua.
3 A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça;
4 não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.
5 Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que
andam nela.
6 Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações;
7 para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas.
8 Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.
9 Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir.
10 Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra, vós, os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele, vós ilhas, e os vossos habitantes.
11 Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nos penhascos, e clamem do cume dos montes.
12 Dêem glória ao Senhor, e anunciem nas ilhas o seu louvor.
13 O Senhor sai como um valente, como homem de guerra desperta o zelo; clamará, e fará grande ruído, e mostrar-se-á valente contra os seus inimigos.
14 Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, arfando e arquejando.
15 Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar; e tornarei os rios em ilhas, e secarei as lagoas.
16 E guiarei os cegos por um caminho que não conhecem; fá-los-ei caminhar por veredas que não têm conhecido; tornarei as trevas em luz perante eles, e aplanados os
caminhos escabrosos. Estas coisas lhes farei; e não os desampararei.
17 Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.
18 Surdos, ouvi; e vós, cegos, olhai, para que possais ver.
19 Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, que envio? e quem é cego como o meu dedicado, e cego como o servo do Senhor?
20 Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que ele tenha os ouvidos abertos, nada ouve.
21 Foi do agrado do Senhor, por amor da sua justiça, engrandecer a lei e torná-la gloriosa.
22 Mas este é um povo roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas, e escondidos nas casas dos cárceres; são postos por presa, e ninguém há que os livre; por despojo, e ninguém diz: Restitui.
23 Quem há entre vós que a isso dará ouvidos? que atenderá e ouvirá doravante?
24 Quem entregou Jacó por despojo, e Israel aos roubadores? porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e em cujos caminhos eles não queriam andar, e cuja lei não queriam observar?
25 Pelo que o Senhor derramou sobre Israel a indignação da sua ira, e a violência da guerra; isso lhe ateou fogo ao redor; contudo ele não o percebeu; e o queimou; contudo ele não se compenetrou disso.

Restaurar Ministros, Ministérios e Igrejas

Muitas pessoas se afastaram do seu chamado por diversos motivos, entre eles:

  1. Decepções
  2. Palavras (sentenças, maldições)
  3. Pecado
  4. Falta de tempo
  5. Não ter um local para se encaixar, não achar a igreja certa

Isso, a princípio, faz a pessoa ter um discurso bonito, que agrada o seu ego. Normalmente, a pessoa diz:

Olha, não estou afastado de Jesus, de jeito nenhum. Jesus eu não largo, só estou afastado da Igreja.

Quando, na verdade, a pessoa está também se afastando de Jesus e criando facilidades e conveniências na sua caminhada: culto pela Internet, diz que igreja não serve para nada, se torna independente. E, quando isso acontece, valores fundamentais vão sendo deixados de lado, como a comunhão, submissão, Santa Ceia.

E o anticristo está plantando isso no coração dos escolhidos, daqueles que foram grandes homens e mulheres de Deus. Só que hoje, já não são mais assim. A pessoa entra num engano de que já fez tudo, ou num saudosismo:

Na minha época eu fiz isso, eu fiz aquilo. Olha, já fiz muito isso na minha vida.

Fez e não faz mais. E o que Deus quer é que prossigamos em conquistar aquilo pelo que fomos conquistados por Jesus.

II Pedro 1:10
Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

Romanos 11:29
Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

Levantar Quem Desperta para Atender ao Chamado Como Sucessor Daquele que Deixa a Oportunidade Passar

Lucas 19:40
Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão.

Deus não precisava de nós para nada, Ele resolveu precisar. E isso para nós é um privilégio que não podemos abandonar. Só que as oportunidades vêm e devemos aproveitá-las. É necessário atender ao chamado de Deus.

Colossenses 4:5
Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade.

A Bíblia está repleta de pessoas que perderam a oportunidade e Deus levantou outra pessoa no lugar:

  1. Ismael era o primogênito de Abraão, só que foi levantado Isaque no seu lugar
  2. Esaú era o primogênito de Isaque, e por um prato de lentilhas, Jacó foi levantado no lugar
  3. Ruben era o primogênito de Jacó, só que quem recebeu a porção dobrada foi José (Efraim e Manassés)

Gênesis 48
11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.
12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai; e inclinou-se à terra diante da sua face.
13 E José tomou os dois, a Efraim com a sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés com a sua mão esquerda, à direita de Israel, e assim os fez chegar a ele.
14 Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito.
15 E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia,
16 o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pois Abraão e Isaque; e multipliquem-se abundantemente no meio da terra.
17 Vendo José que seu pai colocava a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi lhe isso desagradável; levantou, pois, a mão de seu pai, para a transpor da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés.
18 E José disse a seu pai: Nãa assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça.
19 Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo, ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua descendência se tornará uma multidão de nações.
20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Por ti Israel abençoará e dirá: Deus te faça como Efraim e como Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

E assim por diante:

  • Saul foi o primeiro rei de Israel, mas Davi foi o maior, o mais conhecido;
  • Nabal era um marido louco de Abigail, Deus tirou Nabal e levantou um rei para Abigail;
  • Vasti não obedeceu a seu marido e Deus levantou Ester no seu lugar.

I Corintios 1:28
e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;

Irmão, tenha cuidado! Pois, quando você atender ao chamado de Deus, no dia que você achar que é, o Poderoso de Jacó pode tirar. Só somos o que somos e temos o que temos, porque Ele está em nós, só isso. Se tirar Cristo de nós, não sobra nada.

Romanos 11:36
Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

I Corintios 8:6
todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.

Hebreus 2:10
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.

Edificar a Sua Igreja, Preparando-a Para o Tempo do Fim

Efésios 4
11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,
12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;
14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro;
15 antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada

Atos 3
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
20 e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,
21 ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.

Deus levantará um povo que deseja atender ao chamado e colocará sobre eles sabedoria, dons, conhecimento da palavra, ousadia e força.

Um povo que não quer ser melhor que ninguém, não entra em comparações com o que já foi ou com o que é. Um povo que não menospreza os desígnios do diabo, mas também em contrapartida, sabe quem é no mundo espiritual.

Lembre-se: Deus merece o seu melhor.

Façamos tudo com simplicidade e com excelência.

Atenda ao Chamado Como Um Obreiro Aprovado

Depois de atender ao chamado, você precisa ser um Obreiro Aprovado. Algo que é o desejo de todos nós. A Bíblia nos diz em II Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar que maneja bem a Palavra da verdade.“.

Por este texto, vemos que precisamos: nos apresentar a Deus; e mais, nos apresentarmos aprovados.

Conheça o treinamento em vídeos Obreiro Aprovado existe para dar suporte ao exercício da Obra de Deus na Igreja Local.

Quero Conhecer o Obreiro Aprovado!

Sobre o autor | Website

Fundador e professor da Escola do Chamado. Diretor do Sistema de Ensino FATEM. Bacharel em Teologia e Missões.

Descubra Como Atender ao Chamado de Deus e Servir de Forma Dedicada, Bíblica, Prática e Excelente

Aula 100% Online e 100% Gratuita.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comentários

  1. Maria do Socorro Cézar da Silva disse:

    Desejo crescer na fé e levar a palavra do Senhor ao necessitados<preciso conhecer o meu chamado<amo demais orar pelos que precisam de oração e clamo por um povo que tenha sede e fome de Deus.

  2. Maria do Socorro Cézar da Silva disse:

    Meu prazer adorar a Deus sobre todas as coisas sempre.

  3. Elisangela disse:

    A paz do senhor.

  4. Elisangela disse:

    Deus abençoe……

  5. Robert Amorim disse:

    Olá Zelia

    tudo bem??

    ainda continua com dificuldades?
    qual exatamente é a sua dificuldade, não conseguiu acesso as 5 aulas gratuitas?
    vamos te ajudar no que for necessário, Deus Abençoe. Prof Robert Amorim

  6. Beatriz Rodrigues disse:

    Palavra abençoada e forte! Deus abençoe seu ministério a cada dia mais! Ansiosa pra começar meu bacharel em teologia e missões! Por mais de Deus! Amém!

    • Robert Amorim disse:

      Beatriz

      Sera um tempo de benção na sua vida, precisa ter disciplina nos estudos, isso é muito importante, pois oferecemos toda a facilidade e um ensino de qualidade , porém algumas pessoas pela indisciplina não valorizam e acabam desistindo, Força!!! conte conosco