Como Ser Um Educador Cristão e Ensinar a Bíblia de Maneira Prática e Pedagógica

O guia prático em PDF para professores e líderes de Escola Bíblica Dominical.

Você SE IMPORTA COM A EDUCAÇÃO CRISTÃ?

O nosso coração arde por ensinar. Também sempre orientamos as pessoas a compartilharem conhecimento.

 

O professor Robert Amorim costuma dizer: “- Quanto mais eu tenho, mas eu dou. Quanto mais eu dou, mais eu tenho.”.

 

Por toda a Bíblia notamos o constante cuidado de Deus com a formação espiritual do seu povo. (Dt 31:12)

 

Precisamos conhecer o aspecto prático da educação cristã e os resultados que dela podem ser obtidos.

 

O nosso desejo é que o Evangelho não seja apenas conhecido entre as nações, mas que muitas almas sejam “agregadas” à igreja de Jesus e que perseverem na doutrina dos apóstolos (At 2:41-42).

 

Por isso, devemos utilizar os métodos de Jesus e as oportunidades que estiverem ao nosso alcance.

 

Você sabia que mesmo num culto evangelístico, a igreja pode e deve estar educando, utilizando os métodos pedagógicos?

 

Ensino não é apenas transmitir conhecimento, mas promover aprendizagem por parte do aluno. Não pode ser forçado.

 

Ensinar não é apenas ler ou falar diante de uma classe, mas primeiro despertar e motivar a mente do aluno e em seguida dirigi-lo no processo do aprendizado.

 

A palavra educar significa “conduzir para fora” é um privilégio do professor conduzir o aluno ao encontro de experiências da vida com Deus numa atitude sábia e vitoriosa e também com o próximo.

 

Você compreendeu isto? O ensino deve ter objetivos definidos, não é simplesmente transmitir conhecimento, é despertar e orientar a mente do aluno promovendo aprendizagem por parte do mesmo.

 

A educação religiosa de forma organizada não é um fato moderno, mas por ordem do próprio Deus, esteve presente na vida diária do povo israelita.

 

A Bíblia mostra que os discípulos prosseguiram com a obra educativa de Jesus.

E você o que tem feito pela educação espiritual de sua igreja?

 

Faça uma auto-avaliação sincera e a medida que for encontrando respostas, ore ao Senhor para que o capacite a servi-lO cada dia melhor.

A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ NoS DIAS ATUAIS

A educação cristã não é uma inovação, pois há muita semelhança entre os mais modernos métodos de pedagogia e a maneira simples, clara e objetiva de Jesus ensinar suas preciosas verdades.

 

O sistema usado atualmente nas escolas públicas foi copiado do método usado nas escolas de educação religiosa.

 

Dentro de nossas igrejas, a Escola Dominical é a mais importante agência de educação religiosa. É através que muitos são levados a Cristo e recebem alimentos sólidos para o bom crescimento espiritual.

 

Além dela temos organizações especiais para jovens. Escola Bíblica de Férias para crianças, circulo de oração para senhoras, estudos da Palavra para os jovens e adultos, etc.

 

Estes trabalhos precisam ser orientados para não perderem sua função educativa.

 

A educação cristã não pode converter, pois esta função é do Espírito Santo, mas é um canal de operação da graça para levar pessoas ao conhecimento de Deus.

 

A conversão é o início de uma nova vida. O recém-nascido espiritual necessita “crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe 3.18). A educação cristã favorece o seu desenvolvimento.

 

Com isso, fica evidente que a Escola Bíblica Dominical precisa ser revitalizada, pois ela cumpre 3 principais propósitos.

os 3 super poderes da Escola bíblica dominical

O ser humano nunca para de desenvolver-se, ocorrem mudanças físicas, mentais e emocionais. O cristão também nunca deve parar seu desenvolvimento espiritual (Pv 1.5; 9.9; Cl 1.10; II Pe 3.18).

 

É perigoso o crente pensar que já conhece “tudo” sobre Cristo e Sua Palavra (I Co 10.12), daí a responsabilidade da igreja em prover a educação de seus membros é fundamental.

 

A escola bíblica é o agente educacional mais importante, e também o de maior alcance na igreja. Nos cultos, mesmos nos doutrinários, uns aprendem menos e outros quase nada.

 

Isto não acontece tanto na escola bíblica, pois cada professor tem sob sua responsabilidade um grupo menor e pode ocupar-se pessoalmente de cada aluno.

 

O objetivo maior da escola bíblica é ensinar, mas ensinando deve evangelizar e despertar no crente o desejo de servir

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre estes 3 super poderes da Escola Bíblica Dominical.

 

#1. A Evangelização

 

A maioria dos alunos da escola bíblica são crentes, mas nem todos que se dizem crentes são salvos. Grande parte dos filhos dos crentes, criados na igreja, nunca tiveram um encontro pessoal com Cristo, outros que assistem aos cultos também não tem essa experiência.

 

O professor deve interessar-se pelos seus alunos, sondando-os e guiando-os a Jesus, através do ensino da “Palavra e da oração”.

 

Pode-se fazer também campanhas de evangelização, procurando matricular vizinhos e amigos da igreja.

 

#2. O Ensino

 

Este é o principal objetivo da EBD e, às vezes, ela é a única agência da igreja que se ocupa do ensino.

 

O ensino é importante por duas razões básicas:

 

Fortalece a fé do cristão, principalmente os novos convertidos, ajudando-os a criar raízes e se fortalecerem contra as lutas e vendavais das falsas doutrinas.

 

Também concorre para a formação de um caráter cristão ideal. O ensino da Palavra feito sob a unção do Espírito Santo, tem poder para limpar o homem dos maus hábitos, e formar hábitos cristãos (Jo 15.3).

 

#3. O Serviço

 

Quando alguém aceita Jesus fica desejoso de fazer algo para agradá-lO. Se este desejo for orientado, teremos um crente ativo e zeloso no serviço cristão, se não for devidamente auxiliado esse desejo tende a desaparecer ou tomar caminho errado.

 

A EBD deve estimular os cristãos a testificarem de Jesus, a serem ativos nos cultos, e a servirem a Deus e ao próximo.

 

Deve promover projetos que envolvam a todos como: alcançar orfanatos, asilos, prisões, campanhas de evangelização de casa em casa, etc…

 

Como você pode notar nestes 3 grandes objetivos da EBD, o aluno é o centro do processo de aprendizagem.

 

Um aluno motivado aprende mais depressa e melhor, seu interesse e esforço redobram quando a motivação é bem aplicada.

Orientações Pedagógicas Para

ENSINAR A BÍBLIA

No ensino cristão, a Bíblia é sempre o livro texto e o professor deve ter conhecimento sobre a mesma: tradução, escrita, contexto.

 

Mas não podemos deixar de lado o processo de aprendizagem e o preparo do educador cristão.

 

Pensando nisto, criamos um guia para professores e líderes de Escola Bíblica Dominical ensinarem a Bíblia de forma prática e pedagógica.

 

Assim nasceu, ENSINANDO A BÍBLIA.

Um guia prático em PDF para professores e líderes de Escola Bíblica Dominical ensinarem a Bíblia de maneira prática e pedagógica.

» SIM, QUERO ENSINAR A BÍBLIA

O QUE VOCÊ APRENDE?

Você já sabe o que vai aprender neste livro digital que é um estudo bíblico e pedagógico para professores e líderes de Escola Bíblica Dominical?

VOCÊ NÃO TEM NADA A PERDER!

Seu investimento é 100% seguroZero risco!

Se por algum motivo você não ficar satisfeito com este curso, peça seu dinheiro de volta. Vou devolver 100% do valor para você sem nenhum questionamento e também, sem ressentimentos. Você tem 7 dias de garantia e, a qualquer momento, pode pedir seu dinheiro de volta. Afinal de contas, somos irmãos, não é verdade?

DE: R$ 47,00 por

19,90

» SIM, QUERO ENSINAR A BÍBLIA

AINDA COM DÚVIDAS?

Entre em contato com nossa equipe de atendimento

 

  • WhatsApp

    Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp +55 21 97111-6983

 

  • E-mail

    Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail contato@escoladochamado.com.br

Um produto exclusivo desenvolvido por Escola do Chamado / FATEM

Aviso Legal | FATEM Treinamento em Cursos Livres Ltda ME – CNPJ: 15.219.196/0001-87

Chame no WhatsApp!
Precisa de ajuda? 😊
Olá, tudo bem? 👋 Paz! Podemos te ajudar?