Despertar o Amor Pastoral para Discipular como o Bom Pastor

Você sabia que discipular com o amor pastoral é a chave para enfrentarmos os dias que são difíceis e os sinais que estão diante dos homens? Devemos aprender com Jesus, o Bom Pastor.

Amor Pastoral, Discipular, Bom Pastor

Falsos cristos, guerras, nação contra nação, fomes, terremotos, traições, ódio mútuo, falsos profetas, iniquidade multiplicada, amor esfriando.

“E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.

Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mateus 24-3:31

As pessoas estão cada vez mais se distanciando do corpo e esfriando na fé. As ovelhas estão se dispersando.

As igrejas têm trilhado dois caminhos:

  1. O caminho da igreja pequena e pessoal.
  2. O caminho da igreja grande e impessoal.

Mas Deus nos ministra que há um terceiro caminho: o despertar do amor pastoral sobre a igreja! Este amor nos conduz a um crescimento saudável, a discipular as vidas.

Os Lobos Não Exercem o Amor Pastoral para Discipular

Em meio ao cuidado pastoral, uns são lobos que dispersam as ovelhas, se alimentam delas e não exercem o verdadeiro discipulado com o amor pastoral.

“Pois os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.” Jeremias 10:21

Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.” Jeremias 23:1-4

“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:

Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto. Ezequiel 34.1-10

Mas Deus levantou um pastor: Jesus! Ele sabe como discipular com o amor pastoral.

23 E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi. Ele as apascentará, e lhes servirá de pastor.
24 E eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
25 Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.
26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.
27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar os canzis do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.
28 Pois não servirão mais de presa aos gentios, nem as devorarão mais os animais da terra; mas habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
29 Também lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio das nações.
30 Saberão, porém, que eu, o Senhor seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Deus.
31 Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus. Ezequiel 34.23-31

O Bom Pastor É o Modelo para Discipular com o Amor Pastoral

Nós temos um modelo a seguir para cuidar de vidas, Jesus. No texto de João 10, aprendemos muito com o Bom Pastor sobre como discipular com o amor pastoral.

1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.
4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;
5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:1-18

De acordo com o que acabamos de ler, temos vários aprendizados no Bom Pastor para quem deseja discipular alguém com o verdadeiro amor pastoral.

#1. O pastor entra pela porta (João 10.2): Jesus é a porta.

#2. As ovelhas conhecem a voz do pastor (João 10.3): Não a voz do “salto alto”, não a voz da grosseria.

Ele as chama pelo seu nome. Junto com o amor, virá a voz: mansa, branda, firme, que dá a direção. Uma voz que traz consolo, refrigério e segurança.

A voz do pastor tem que ecoar dentro da ovelha.

#3. O pastor vai à frente e as ovelhas o seguem: Pagando o preço pelo amor, o pastor liga, visita “vê a cor do sofá”, olha no “branco dos olhos”. Conversa de maneira que permite a ovelha a se abrir.

#4. O pastor leva ao ensinamento, ao aprendizado, fortalecendo o espírito e conduzindo a vencer a carne.

Discipular com o Amor Pastoral Protege

Neste tempo, a blindagem contra a ação do anti-Cristo e as obras da carne é discipular com o amor pastoral.

“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16

Concupiscência é o desejo desenfreado. Eu gravei uma aula ensinando sobre isto na série Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber.

A Batalha da Carne x Espírito

Existe uma constante batalha da carne contra o Espírito.

Segundo Gálatas 5:19-21, as obras da carne são:

  • Prostituição: sexual, de valores;
  • Impureza: segundas intenções;
  • Lascívia: sensualidade exagerada;
  • Idolatria: há um início de idolatria nas igrejas (a líderes, placas, grupos);
  • Feitiçarias: encantamentos e fascínios. O espírito do fascínio leva as pessoas a abrirem mão de tudo que conquistara para viverem este encantamento;
  • Inimizades: busca o mal, o prejuízo do próximo;
  • Porfias: desavenças. Cria confusões por interesses;
  • Ciúmes: desejo de ter só para nós. Não querer repartir;
  • Ira: raiva;
  • Contenda: discórdia;
  • Dissensões: provocam divisões e escândalo. Facções, grupos que lutam entre si (Romanos 16.17).
  • Heresias
  • Invejas: porta para ingratidão. Leva a desejar aquilo que é do outro, colocando o nosso de lado.
  • Bebedices
  • Glutonarias: orgias. Em Corinto, havia o uso desenfreado do vinho.

Reconhecendo o Bom Pastor

A insegurança do amanhã nos afasta do reconhecimento do Bom Pastor.

Salmos 23
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Mas, em Salmos 23, temos reveladas as características do Bom Pastor:

  1. O Bom Pastor nos dá relacionamento (v. 1a): O Senhor é o meu pastor. Temos um pastor exclusivamente para nós, mesmo ele sendo de cada um.
  2. O Bom Pastor supre (v. 1b): Não nos deixa faltar nada.
  3. O Bom Pastor é descanso (v. 2a)
  4. O Bom Pastor nos refrigera (v. 2b)
  5. O Bom Pastor nos cura (v. 3a): Ter os sentimentos cuidados pelo Senhor.
  6. O Bom Pastor tem direção (v. 3b)
  7. O Bom Pastor nos conduz na provação (v. 4)
  8. O Bom Pastor nos protege (v. 4)
  9. O Bom Pastor é fiel (v. 4)
  10. O Bom Pastor nos disciplina (v. 4)
  11. O Bom Pastor nos consagra (v. 5)
  12. O Bom Pastor é nossa segurança (v. 6)
  13. O Bom Pastor é eterno (v. 6)

Você Precisa Discipular com o Amor Pastoral

Precisamos despertar o amor pastoral para discipular as vidas neste tempo tão difícil.

Quando as vidas são discipuladas, pastoreadas, apascentadas, elas aprendem, são fortalecidas no espírito e são conduzidas a vencer a carne.

Saber como aconselhar alguém é fundamental no exercício do amor pastoral.

O aconselhamento pastoral de qualidade é fundamental para a saúde espiritual da Igreja do Senhor.

A Palavra do Senhor nos diz em Provérbios 11:14 “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”.

Hoje em dia, são muitos problemas e as pessoas desejam respostas imediatas.

Aperfeiçoar-se no aconselhamento, com fundamentos bíblicos, é mais que um estudo, é uma obrigação de todo servo que cuida de ovelhas do Senhor aqui na terra.

Quero Me Aperfeiçoar no Aconselhamento Pastoral

Sobre o autor | Website

Fundador e professor da Escola do Chamado. Diretor do Sistema de Ensino FATEM. Bacharel em Teologia e Missões.

Aprenda Como Atender ao Chamado de Deus. Garanta seu Acesso ao Curso Gratuito em Vídeos!

Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!