5 Dicas Para Não Procrastinar e Conseguir Meditar na Palavra Dia e Noite

Examine este texto e descubra 5 dicas para vencer a procrastinação e meditar na Palavra de Deus dia e noite. Você saberá como aproveitar ao máximo o seu dia e não ser roubado na sua leitura bíblica.

É provável que você conheça o que eu vou te contar agora, mas julgamos vital te fazer este alerta.

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.” Salmos 1:1-3

Quando meditamos na Palavra de Deus de dia e de noite, conseguimos aproveitar ao máximo o dia, pois do amanhecer ao anoitecer estaremos instruídos pelas Escrituras em como fazer a vontade de Deus.

Mas… fato é que existe algo que tem sido uma pedra de tropeço para os cristãos que cada vez mais vão se distanciando da Palavra de Deus.

Você, muito provavelmente, já sentiu aquela sensação de que qualquer atribuição parece mais interessante que as práticas devocionais como oração e leitura bíblica.

Saiba que essa condição é provocada por uma atitude que atinge a muitos irmãos e rouba a nossa porção diária da leitura bíblica: a procrastinação.

Procrastinação é o adiamento, a demora, o atraso em realizar determinada atividade.

Quando alguém procrastina, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com as suas responsabilidades e compromissos.

Tratando de uma grave questão na igreja em Tessalônica, em que irmãos não queriam mais trabalhar porque interpretavam que Cristo retornaria imediatamente, mas que queriam viver às custas dos outros, Paulo evidencia certa procrastinação.

“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.

A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” 2 Tessalonicenses 3:10-12

Causas Comuns da Procrastinação

As causas mais comuns para procrastinação são:

  • Desordem, falta de organização de coisas e ideias.
  • Não usar uma agenda com anotações das tarefas e funções.
  • Falta de energia.
  • Baixa autoestima, falta de confiança e não acreditar ser capaz.
  • Ansiedade e/ou depressão.

Vários motivos podem nos levar a procrastinação. Há causas relacionadas a questões psicológicas, emocionais, fisiológicas e até mesmo oposições espirituais.

A preguiça, vamos ser realistas, também gera muita procrastinação.

“Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.” Eclesiastes 10:18

Segundo a Palavra de Deus, o preguiçoso tem uma vida atrapalhada e é comparado a um não justo. Se a a nossa ótica for direcionada à vida espiritual, pior ainda.

“O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.” Provérbios 15:19

Mas procrastinação não tem a ver com preguiça somente e pode desencadear consequências mais sérias.

Se você tem o hábito de “empurrar com a barriga” com pensamentos do tipo “mais tarde eu oro, depois eu leio a Bíblia, outro dia eu jejuo, naquela circunstância eu evangelizo” e não faz, é bom ficar atento ao seu comportamento porque isso é pecado.

“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4:17

Reconhecer o pecado é o primeiro passo. A seguir, em arrependimento, clame pelo perdão de Deus e dê fruto deste arrependimento.

Qual Tipo de Procrastinador É Você?

Descobrir qual tipo de procrastinador você é, é um bom começo.

Existem dois perfis principais: o relaxado e o tenso-nervoso.

Relaxado

O tipo relaxado é aquele acha sua obrigações chatas e não vê o impacto que deixar de fazê-las pode causar em uma rotina produtiva.

Por isso, ele prefere substituir suas responsabilidades por outras tarefas mais prazerosas.

Se você é assim e está procrastinando em sua leitura bíblica, arrependa-se porque você está tendo mais prazer em outras atividades do que em Deus.

Tenso-Nervoso

Ele tem consciência que as suas obrigações são importantes, no entanto, se sente incapaz de conseguir realizá-las, pelo menos, em um primeiro momento.

Com isso, ele posterga. Deixa para amanhã com a desculpa que vai estar mais descansado e preparado para cumprir suas responsabilidades de maneira mais assertiva.

Ora… De fato, o nosso momento devocional precisa ser com qualidade: com tempo, com ambiente apropriado, com foco.

Mas saiba que você precisa se arrepender porque fica arrumando esta desculpa de encontrar o melhor momento, que nunca chega, e não medita nas Escrituras.

5 Dicas Para Vencer a Procrastinação

Anote e pratique estas 5 dicas para vencer a procrastinação.

1) Identifique o que te desperta maior interesse;

2) Bloqueie estímulos externos;

3) Dedique-se exclusivamente no tempo que reservar;

4) Controle antes que se torne um hábito;

5) E o mais importante: conte com o auxílio do Espírito Santo.

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” Efésios 5:15,16

Tome uma atitude e seja perseverante, para glória de Deus!

Se quiser nossa ajuda para estudar a Bíblia com entendimento…

Descubra como entender e amar o Livro escrito por Deus através de uma visão panorâmica simples, objetiva e reveladora.

Conheça o treinamento Estudando a Bíblia, o panorama bíblico em vídeo aulas e guias práticos em PDF para você finalmente ter uma visão geral da Bíblia Sagrada com entendimento, edificar a vida espiritual, amadurecer na fé, crescendo na graça e no conhecimento.

Quero Estudar a Bíblia Com Entendimento

Sobre o autor | Website

Descubra Como Atender ao Chamado de Deus e Servir de Forma Dedicada, Bíblica, Prática e Excelente

Aula 100% Online e 100% Gratuita.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!