Despertar o Amor Pastoral para Discipular como o Bom Pastor
Você sabia que discipular com o amor pastoral é a chave para enfrentarmos os dias que são difíceis e os sinais que estão diante dos homens? Devemos aprender com Jesus, o Bom Pastor.
Falsos cristos, guerras, nação contra nação, fomes, terremotos, traições, ódio mútuo, falsos profetas, iniquidade multiplicada, amor esfriando.
“E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.
Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão. ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores.
Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão. Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos; e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação da desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa. Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga não suceda no inverno nem no sábado; porque haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clamor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.” Mateus 24-3:31
As pessoas estão cada vez mais se distanciando do corpo e esfriando na fé. As ovelhas estão se dispersando.
As igrejas têm trilhado dois caminhos:
- O caminho da igreja pequena e pessoal.
- O caminho da igreja grande e impessoal.
Mas Deus nos ministra que há um terceiro caminho: o despertar do amor pastoral sobre a igreja! Este amor nos conduz a um crescimento saudável, a discipular as vidas.
Os Lobos Não Exercem o Amor Pastoral para Discipular
Em meio ao cuidado pastoral, uns são lobos que dispersam as ovelhas, se alimentam delas e não exercem o verdadeiro discipulado com o amor pastoral.
“Pois os pastores se embruteceram, e não buscaram ao Senhor; por isso não prosperaram, e todos os seus rebanhos se acham dispersos.” Jeremias 10:21
“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Portanto assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes. Eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor. E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor.” Jeremias 23:1-4
“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:
Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos requererei as minhas ovelhas, e farei que eles deixem de apascentar as ovelhas, de sorte que não se apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que não lhes sirvam mais de pasto. Ezequiel 34.1-10
Mas Deus levantou um pastor: Jesus! Ele sabe como discipular com o amor pastoral.
23 E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi. Ele as apascentará, e lhes servirá de pastor.
24 E eu, o Senhor, serei o seu Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o Senhor, o disse.
25 Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.
26 E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão.
27 E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; saberão que eu sou o Senhor, quando eu quebrar os canzis do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas.
28 Pois não servirão mais de presa aos gentios, nem as devorarão mais os animais da terra; mas habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.
29 Também lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio das nações.
30 Saberão, porém, que eu, o Senhor seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor Deus.
31 Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus. Ezequiel 34.23-31
O Bom Pastor É o Modelo para Discipular com o Amor Pastoral
Nós temos um modelo a seguir para cuidar de vidas, Jesus. No texto de João 10, aprendemos muito com o Bom Pastor sobre como discipular com o amor pastoral.
1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador.
2 Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.
4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz;
5 mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus propôs-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
13 Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:1-18
De acordo com o que acabamos de ler, temos vários aprendizados no Bom Pastor para quem deseja discipular alguém com o verdadeiro amor pastoral.
#1. O pastor entra pela porta (João 10.2): Jesus é a porta.
#2. As ovelhas conhecem a voz do pastor (João 10.3): Não a voz do “salto alto”, não a voz da grosseria.
Ele as chama pelo seu nome. Junto com o amor, virá a voz: mansa, branda, firme, que dá a direção. Uma voz que traz consolo, refrigério e segurança.
A voz do pastor tem que ecoar dentro da ovelha.
#3. O pastor vai à frente e as ovelhas o seguem: Pagando o preço pelo amor, o pastor liga, visita “vê a cor do sofá”, olha no “branco dos olhos”. Conversa de maneira que permite a ovelha a se abrir.
#4. O pastor leva ao ensinamento, ao aprendizado, fortalecendo o espírito e conduzindo a vencer a carne.
Discipular com o Amor Pastoral Protege
Neste tempo, a blindagem contra a ação do anti-Cristo e as obras da carne é discipular com o amor pastoral.
“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16
Concupiscência é o desejo desenfreado. Eu gravei uma aula ensinando sobre isto na série Ensinos Bíblicos Que Todo Cristão Deveria Saber.
https://www.youtube.com/watch?v=EPI7uAGMaUs?rel=0&controls=0&showinfo=0
A Batalha da Carne x Espírito
Existe uma constante batalha da carne contra o Espírito.
Segundo Gálatas 5:19-21, as obras da carne são:
- Prostituição: sexual, de valores;
- Impureza: segundas intenções;
- Lascívia: sensualidade exagerada;
- Idolatria: há um início de idolatria nas igrejas (a líderes, placas, grupos);
- Feitiçarias: encantamentos e fascínios. O espírito do fascínio leva as pessoas a abrirem mão de tudo que conquistara para viverem este encantamento;
- Inimizades: busca o mal, o prejuízo do próximo;
- Porfias: desavenças. Cria confusões por interesses;
- Ciúmes: desejo de ter só para nós. Não querer repartir;
- Ira: raiva;
- Contenda: discórdia;
- Dissensões: provocam divisões e escândalo. Facções, grupos que lutam entre si (Romanos 16.17).
- Heresias
- Invejas: porta para ingratidão. Leva a desejar aquilo que é do outro, colocando o nosso de lado.
- Bebedices
- Glutonarias: orgias. Em Corinto, havia o uso desenfreado do vinho.
https://www.youtube.com/watch?v=WbPZxIjyw4Q?rel=0&controls=0&showinfo=0
Reconhecendo o Bom Pastor
A insegurança do amanhã nos afasta do reconhecimento do Bom Pastor.
Salmos 23
1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Mas, em Salmos 23, temos reveladas as características do Bom Pastor:
- O Bom Pastor nos dá relacionamento (v. 1a): O Senhor é o meu pastor. Temos um pastor exclusivamente para nós, mesmo ele sendo de cada um.
- O Bom Pastor supre (v. 1b): Não nos deixa faltar nada.
- O Bom Pastor é descanso (v. 2a)
- O Bom Pastor nos refrigera (v. 2b)
- O Bom Pastor nos cura (v. 3a): Ter os sentimentos cuidados pelo Senhor.
- O Bom Pastor tem direção (v. 3b)
- O Bom Pastor nos conduz na provação (v. 4)
- O Bom Pastor nos protege (v. 4)
- O Bom Pastor é fiel (v. 4)
- O Bom Pastor nos disciplina (v. 4)
- O Bom Pastor nos consagra (v. 5)
- O Bom Pastor é nossa segurança (v. 6)
- O Bom Pastor é eterno (v. 6)
Você Precisa Discipular com o Amor Pastoral
Precisamos despertar o amor pastoral para discipular as vidas neste tempo tão difícil.
Quando as vidas são discipuladas, pastoreadas, apascentadas, elas aprendem, são fortalecidas no espírito e são conduzidas a vencer a carne.
Saber como aconselhar alguém é fundamental no exercício do amor pastoral.
O aconselhamento pastoral de qualidade é fundamental para a saúde espiritual da Igreja do Senhor.
A Palavra do Senhor nos diz em Provérbios 11:14 “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.”.
Hoje em dia, são muitos problemas e as pessoas desejam respostas imediatas.
Aperfeiçoar-se no aconselhamento, com fundamentos bíblicos, é mais que um estudo, é uma obrigação de todo servo que cuida de ovelhas do Senhor aqui na terra.
Seja o primeiro a comentar!