Serviço Robert Amorim

Dispostos a Servir com a Bacia e a Toalha

Você provavelmente está no blog da Escola do Chamado porque está disposto a servir. Você decidiu atender ao seu chamado. Mas será que você e eu estamos dispostos a servir com a bacia e a toalha?

É… servir com a bacia e a toalha. Pois, quando lemos o texto bíblico que narra Jesus lavando os pés dos discípulos, o que será que pensamos?

João 13
4 Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
5 Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Deus está nos levando ao serviço, a voltar a servi-lo, com um serviço verdadeiro. Eu quero refletir com você sobre a disposição sincera para servir. E, para isto, neste artigo você verá:

  1. Exemplos de serviço dedicado
  2. Ao quê o Cristianismo da bacia e da toalha me remete
  3. Que servir não é para todos

Dispostos a Servir Com a Bacia e a Toalha

Grandes Exemplos de Serviço

Como Jesus

Jesus nos deixou um grande exemplo de serviço, de humildade, ele não fazia outra coisa a não ser fazer a vontade do Pai.

João 5:19
Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

João 5: 30
Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.

Como Eliseu

Eliseu “resolveu a vida”, não deixou pendências, e foi servir a Elias.

I Reis 19:21
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Como o povo a Gideão

O povo demonstrou comprometimento com o serviço ao Senhor e a Gideão debaixo de sua liderança.

Juízes 7:18
Tocando eu a buzina, eu e todos os que comigo estiverem, então também vós tocareis a buzina ao redor de todo o arraial, e direis: Espada do SENHOR, e de Gideão.

O Cristianismo da Bacia e da Toalha

Comecei falando com você sobre o texto de João 13:4-8, sobre servir com a bacia e a toalha. O Cristianismo da bacia e da toalha me remete diretamente a 3 pontos fundamentais.

A Sair da Minha Zona de Conforto

Servir a Deus é fazer o indesejado, realizar tarefas nem tão atraentes assim. É deixar de pregar no conforto da cidade para pregar na seca do deserto. É viver trabalhando duro para Deus quase que no anonimato. É fazer o trabalho sujo. É se cansar; exaurir-se, é fazer aquilo que muitos não estão dispostos a fazer.

Isso me remete ao texto de novo. Se Pedro tinha uma percepção errada do que era ser discípulo, Jesus acaba de quebrar. Levanta-se de seu lugar e, ajoelhado, um por um, começa a lavar os pés de seus liderados. Ele mostra que o líder cristão, na verdade é aquele que precisa descer primeiro, sair de sua comodidade.

A Ser Escravo dos Outros – Ser Como Sombra:

Não há coisa melhor num dia quente de verão do que a sombra de uma árvore! Debaixo dela podemos repousar do clima quente e descansamos. Convida-nos a um pique-nique, a um soninho…

Contudo, com todos os benefícios que a sombra da árvore possa nos trazer, ninguém está preocupado em saber quem a plantou, de que árvore se trata; se amanhã ela ainda estará ali… Apenas se desfruta de sua sombra…

Servir a Cristo é exatamente assim. É ter direitos muita das vezes esquecidos, é sofrer injustiças… É conviver com quase ou nenhum reconhecimento e ser até desprestigiado.

Aquele que abraça o Cristianismo da bacia e da toalha precisa ter em mente que o primeiro a se humilhar sempre vai ser ele. Que não existe busca por holofotes ou glamour no fato de simplesmente obedecer à ordem de seu Senhor. Não existe qualquer recompensa simplesmente pelo fato de fazer aquilo que é sua obrigação como servo.

A Pensar nos Outros em Primeiro Lugar

O Cristianismo da Bacia e da Toalha me ensina que o outro sempre vem primeiro. É abrir mão daquilo que se quer para benefício do próximo. É dar mais do que receber, é perdoar sempre. É, em alguns momentos, sofrer até prejuízos por amor ao outro.

Se não, veja o exemplo do próprio Cristo. Aniquilando-se a si mesmo, assumiu a forma de servo, sendo obediente até a morte de Cruz. Pensando em mim antes Dele mesmo. Sofrendo por mim aquilo que eu deveria sofrer.

Servir a Cristo é entender que abdicar meus desejos e vontades são, muitas da vezes, ossos do ofício. É ter uma vida dedicada a outros ainda que, daqui a algum tempo, você nem seja lembrado, não receba nada, seja esquecido ou até mesmo criticado.

Servir É Para Poucos

A bacia e a toalha precisam assumir seu lugar na vida do crente. A hierarquia é diferente aqui: quanto maior o dever, quanto mais nobre o ministério, mais baixo você precisa ir. Mais escravo você se torna.

Por isso, servir é para poucos. Por isso, muitos hoje abrem mão do Cristianismo da bacia e da toalha. Servir ao Mestre é não abandonar sua posição ou função por nenhuma tristeza, frustração ou decepção.

Marcos 10:45
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir; e dar a sua vida em resgate por muitos.

Onde estão os dispostos a servir com a bacia e a toalha?

Sobre o autor | Website

Fundador e professor da Escola do Chamado. Diretor do Sistema de Ensino FATEM. Bacharel em Teologia e Missões.

Aprenda Como Atender ao Chamado de Deus. Garanta seu Acesso ao Curso Gratuito em Vídeos!

Conteúdo 100% de qualidade. Cadastre-se!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Fabiana Pequeno disse:

    Sempre nos meus momentos de intimidade com Deus ao ler o evangelho de João capítulo 15, o espírito de Deus falava ao meu coração que desejava que seus filhos fossem árvores para abrigar povos. Eu me dispus a sê-la. Fico feliz em achar essa visão em lideranças sérias. Deus abençoe ricamente os irmãos.

  2. celso gomes disse:

    Agradeço por esse ensino, tem me ajudado a apreender muitas coisas em relação ao reino de DEUS, e ser mais consciente p/ servir Jesus. Sou grato.

  3. Santana Almeida disse:

    Encontrei o q eu estava à procura há muito tempo! Deus é fiel!

  4. aila lira disse:

    Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus Cristo!
    muito importante este estudo ajudou-me muito e tenho a certeza que vai ajudar a muita gente a entender e atender o chamado de Deus.